Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

'Mistérios de Lisboa' chega à Rússia e no Japão

Vários (e prestigiados) prémios depois e volvidos quase dois anos sobre a estreia, ‘Mistérios de Lisboa’ continua um trajecto de sucesso. A obra de Raúl Ruiz, com produção de Paulo Branco e elenco nacional, chega à Rússia já na próxima quinta-feira.
5 de Julho de 2012 às 15:00
Filme foi quase todo rodado em Portugal
Filme foi quase todo rodado em Portugal FOTO: D.R.

No Japão, a estreia da adaptação cinematográfica da obra homónima de Camilo Castelo Branco acontecerá em Outubro. Amplia-se assim a já extensa lista de países por onde o filme passou, entre os quais França, EUA, Reino Unido, Brasil, Chile e Taiwan.

Realizado pelo chileno Raúl Ruiz, falecido em Agosto de 2011, 'Mistérios de Lisboa' é filme nacional mais reconhecido fora de portas. Entre os importantes troféus arrecadados, destaque para a Concha de Prata de Melhor Realizador no Festival de San Sebastián, do Prémio Louis Delluc, entre outros. 

Ruiz mereceu ainda, a título póstumo, o Special Award da Associação de críticos nova-iorquinos.

Por cá, a obra-prima de quatro horas e meia, venceu ainda os Globos de Ouro de Melhor Filme de 2010, Melhor Actriz (Maria João Bastos)  Melhor Actor (Adriano Luz). O elenco conta ainda com Ricardo Pereira, João Arrais, José Afonso Pimentel, Albano Jerónimo, entre outros.

 

Mistérios de Lisboa Raúl Ruiz Paulo Branco estreia Rússia Japão Camilo Castelo Branco
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)