Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

'Mistérios de Lisboa' distinguido no Canadá

'Mistérios de Lisboa', do chileno Raul Ruiz, falecido este ano, foi distinguido como melhor filme Estrangeiro pela Associação de Críticos de Cinema de Toronto, Canadá, avança a publicação norte-americana The Hollywood Repórter.
14 de Dezembro de 2011 às 12:54
Uma cena do filme "Mistérios de Lisboa"
Uma cena do filme 'Mistérios de Lisboa' FOTO: d.r.

'Mistérios de Lisboa', baseado na obra homónima de Camilo Castelo Branco e com argumento de Carlos Saboga, foi rodado totalmente em Portugal e contou no elenco com actores como Maria João Bastos, Adriano Luz e Ricardo Pereira.

O filme, que contou com produção de Paulo Branco, foi o último de nove produções que o realizador chileno, que morreu a 19 de Agosto em Paris, rodou em Portugal.

'Mistérios de Lisboa' valeu a Raul Ruiz a Concha de Prata no Festival de San Sebastian, em Espanha, o Prémio Louis Delluc, o Prémio da Crítica na Mostra de São Paulo e três Globos de Ouro nacionais.

Em Novembro passado, o realizador chileno foi distinguido, a título póstumo, com um prémio do Círculo de Críticos de Nova Iorque.

O filme já foi exibido em França, Espanha, Taiwan, Suíça, Bélgica e Estados Unidos da América, e está actualmente em sala no Reino Unido.

Quando morreu, Ruiz estava a preparar a longa-metragem 'As Linhas de Torres', que começou este mês a ser rodada em Portugal.

Além de 'Mistérios de Lisboa', a Associação de Críticos de Toronto distinguiu ainda 'A Árvore da Vida', de Terrence Malick, com os prémios de melhor filme e melhor realização.

Os prémios de melhor actriz e melhor actor foram atribuídos, respectivamente, a Michelle Williams ('My Week With Marylin') e a Michael Shannon ('Take Shelter').

Cinema Raul Ruiz Mistérios de Lisboa
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)