Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

Moedas do Império Português na Ásia em exposição em Lisboa

Mostra está patente no Museu da Casa da Moeda até fim de maio de 2018.
J. Pires Santos 28 de Novembro de 2017 às 20:15

Está patente até maio de 2018, na Casa da Moeda, em Lisboa, a exposição ‘De Lisboa a Goa – Moedas do Império Português na Ásia’, que mostra ao público uma seleção 164 moedas cunhadas em Portugal e na Índia Portuguesa durante os séculos XVI, XVII e XVIII, pertencentes ao acervo do Museu da Casa da Moeda.

Produzidas para circularem nos espaços que integravam o Império Português na Ásia, estas moedas são um dos mais emblemáticos testemunhos das dinâmicas que, ao longo de cerca de 300 anos, ajudaram a construir as redes de poder que marcaram a presença portuguesa no Oceano Índico.

A exposição abre com a moeda de 10 Cruzados, designada por ‘Português', de D. Manuel I, cunhada com ouro vindo de África, que foi durante cerca de 70 anos a maior e a mais pesada moeda de ouro batida num país europeu e a primeira onde surgiu representada a Cruz da Ordem de Cristo.

Este evento de numismática resulta de uma parceria entre o Museu da Casa da Moeda e a Société Française de Numismatique Asiatique, organização que promove o Colóquio Franco-Português intitulado ‘As Moedas do Império Português na Ásia do Século XVI ao Século XX’.

Esta exposição temporária pode ser visitada gratuitamente no átrio principal do edifício-sede da INCM, em Lisboa, todos os dias úteis, entre as 09h00 e as 16h00, até fim do mês de maio do próximo ano. 

colecionismo J. Pires Santos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)