Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

Monet e Klimt em exposição inédita no Porto

Pintores em destaque na primeira galeria de experiências imersivas em Portugal.
Miguel Azevedo 18 de Agosto de 2020 às 08:30
Monet e Klimt em exposição inédita
Monet e Klimt em exposição inédita
Monet e Klimt em exposição inédita
Monet e Klimt em exposição inédita
Monet e Klimt em exposição inédita
Monet e Klimt em exposição inédita
Monet e Klimt em exposição inédita
Monet e Klimt em exposição inédita
Monet e Klimt em exposição inédita

A Alfândega do Porto recebe a partir da próxima sexta-feira uma exposição imersiva digital alusiva à obra dos pintores Monet e Klimt, autores contemporâneos nascidos no século XIX e fundamentais na história da pintura moderna.

A mostra, que permanecerá no espaço subterrâneo do edifício até 15 de novembro é composta por hologramas e projeções a 360 graus. O atelier OCUBO, responsável por este projeto, fala mesmo numa "nova fórmula lúdico-pedagógica", com recurso à tecnologia.

‘Impressive Monet & Brilliant Klimt’ conduzirá o público numa autêntica viagem no tempo, refletida nas obras dos dois pintores que se notabilizaram em diferentes correntes artísticas, o francês Monet no impressionismo e o austríaco Klimt no simbolismo.

Na parte relativa à galeria digital ‘Impressive Monet’, a obra do artista parisiense é reinterpretada de modo a revelar "o que está para além dos quadros, das paisagens, dos acontecimentos e tudo o que está oculto, na essência, aquilo que não se vê dentro da moldura", explicam os organizadores.

Já em ‘Brilliant Klimt’, o público ficará imerso na intimidade do pintor e terá oportunidade de sentir a arte romântica do artista. A exposição, revelam os responsáveis, "traça o percurso pelos aspetos biográficos e pelo legado artístico do pintor austríaco através da sua pintura icónica ‘O Beijo’. Este será o fio condutor da viagem pelo trajeto artístico ao mesmo tempo que são exploradas as influências do mundo de Klimt".

A Immersivus Gallery (a primeira galeria de experiências artísticas imersivas em Portugal), localizada no subterrâneo da Alfândega do Porto, estará aberta de quarta-feira a domingo, das 10h30 às 20h00. A entrada para crianças até aos 5 anos será gratuita, e os preços dos bilhetes variam entre os 5 e os 9 euros.

Recorde-se que, em Lisboa, continua patente, no Terreiro das Missas, em Belém , uma exposição do mesmo género alusiva ao pintor holandês Vincent van Gogh (até janeiro de 2021).

Perfil
Oscar-Claude Monet
Nasceu em Paris a 14 de novembro de 1840. Deu origem ao termo impressionismo devido a um dos seus primeiros quadros ‘Impressão, nascer do sol’. Viveu os últimos anos de vida praticamente cego devido a cataratas. Morreu em 1926 de cancro no pulmão.

Gustav Klimt
Nasceu a 14 de julho 1862. Os seus trabalhos mais famosos pertencem à "fase dourada", em que utiliza folhas
de ouro e retrata principalmente mulheres adornadas por pequenos objetos e formas geométricas como no ‘Retrato de Adele Bloch-Bauer’ e ‘O Beijo’.

Alfândega do Porto Impressive Monet Brilliant Klimt artes cultura e entretenimento pintura
Ver comentários