Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura

Moonspell e Kreator dominam

Foram 1400 aqueles que anteontem se deslocaram ao Coliseu do Porto para assistir à 1.ª edição do festival Marés Negras, dedicado a sons mais alternativos e underground, como o trash e o gothic metal. Número que, apesar de tudo, agradou à organização, que adiantou ao CM um novo formato do evento para 2008.
3 de Setembro de 2007 às 00:00
Os Moonspell cativaram a grande falange de apoio
Os Moonspell cativaram a grande falange de apoio FOTO: José Rebelo
Como seria de prever, o preto foi a cor dominante da noite – com raras excepções a fugir à vestimenta negra – e a sessão começou cedo com a romagem em direcção à sala portuense. O arranque da maratona de seis horas de música esteve por conta dos portugueses Before The Rain, que, apesar de existirem há dez anos só este ano lançaram o álbum de estreia, e prosseguiu com os F.E.V.E.R. cujas sonoridades, sem estilo pré-definido, causou reacções diversas no público.
A terceira banda a entrar em palco – Kreator – era uma das mais esperadas da jornada. A forte interactividade criada com o público contribuiu para o excelente concerto, tal como o vocalista, Mille Petrozza, fez questão de frisar nos constantes elogios à assistência. O ponto alto aconteceu durante ‘Flag Of Hate’/’Tormentor’, que levou ao delírio (com os indispensáveis mosh e headbanguing) os presentes.
A abrir com ‘In Memoriam’/‘Finisterra’, os Moonspell – a mais internacional das bandas de metal portuguesas – cativaram de imediato a grande falange de apoio reunida no Coliseu a quem ofereceram um intenso concerto de quase 01h30, pontuado por um bom jogo de luzes. Um espectáculo bem ao nível daquilo a que o grupo de Fernando Ribeiro já habituou os fãs e que fechou com ‘Mephisto’.
No final, fonte da organização confessava a satisfação por esta primeira edição, adiantando estar em preparação a de 2008, que, todavia, se realizará numa cidade mais a Sul do País e num formato, que, provavelmente, incluirá mais do que um dia de concertos. O cartaz deverá ser anunciado em Outubro.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)