Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

Morre autor de êxitos de Elvis e The Beatles

O americano Jerry Leiber, letrista de vários sucessos de Elvis Presley, Beatles e Frank Sinatra, morreu na segunda-feira num hospital de Los Angeles aos 78 anos devido a insuficiência cardiopulmonar.
23 de Agosto de 2011 às 13:04
Jerry Leiber (à direita) fez dupla com Stoller
Jerry Leiber (à direita) fez dupla com Stoller FOTO: d.r.

Leiber e Mike Stoller formaram uma das mais célebres duplas de autores-compositores do rock dos anos 50 e 60, tendo colaborado durante mais de seis décadas. 

Ambos criaram temas para Elvis Presley como ‘Hound Dog’, ‘Love Me’, ‘Loving You’, ‘Don't’ e ‘Jailhouse Rock’ e produziram todos os sucessos do grupo The Coasters, como ‘Searchin’, ‘Yakety Yak’, ‘Poison Ivy’, ‘Charlie Brown’, ‘Down in México’ ou ‘Little Egypt’.  

Leiber e Stoller também assinaram o clássico ‘Stand by Me’ com Ben E. King, e viram as suas composições gravadas por artistas como os Beatles, Rolling Stones, B.B. King, James Brown, Little Richard, Jerry Lee Lewis, Frank Sinatra, Barbra Streisand, Eric Clapton, Aretha Franklin, entre outros. 

Foram também os autores de ‘Black Denim Trousers and Motorcycle Boots’,  interpretada em francês por Edith Piaf (‘L' Homme à la moto’).  

Leiber e Stoller passaram a integrar o Passeio da Fama dos Compositores em 1985 e Passeio da Fama do Rock n'Roll em 1987.  

leiber stoller the beatles frank sinatra elvis presley óbito
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)