Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
4

Morreu Doris Day, a rapariga americana

Hollywood despede-se de uma das suas grandes lendas. Atriz morreu aos 97 anos.
Ana Maria Ribeiro 14 de Maio de 2019 às 13:01
Doris Day
Doris Day
Doris Day
Doris Day
Doris Day
Doris Day
Doris Day
Doris Day
Doris Day
Doris Day
Doris Day
Doris Day
Doris Day
Doris Day
Doris Day
Doris Day
Doris Day
Doris Day
Foi o rosto da América otimista do pós-guerra, e a mulher com quem todos os homens sonhavam casar.

Doris Day, que brilhou como cantora e atriz nas décadas de 50 e 60, morreu esta segunda-feira, aos 97 anos, vítima de pneumonia.

Oriunda de uma família de ascendência alemã, e de nome verdadeiro Doris Kappelhoff, a sua vida pessoal foi difícil. Aos 18, estava divorciada e com um filho nos braços.

O segundo casamento durou três anos (o marido era ciumento) e aos 46 anos a atriz enviuvou e descobriu que o terceiro marido lhe tinha gastado a fortuna, deixando-a cheia de dívidas. Ainda tentou o matrimónio uma quarta vez, mas a ligação durou quatro anos.

No trabalho, porém, é difícil imaginar um percurso mais feliz: Doris descobriu o talento para cantar aos 16 anos e a qualidade da sua voz valeu-lhe o passaporte para a fama.

Na década de 50 era a cantora mais bem paga dos Estados Unidos. O realizador Michael Curtiz, que a "descobriu" e lhe ofereceu o primeiro papel no cinema, em 1948 (‘Romance no Mar Alto’), diz que andava à procura da "típica rapariga americana".

E Doris Day nunca mais deixou de viver com essa imagem. Mesmo que isso lhe tenha condicionado a carreira.

PORMENORES 
Sucesso comercial
O maior sucesso comercial da carreira de Doris Day aconteceu com ‘O Amor é Coisa de Dois’ (1951), que foi o filme mais visto nos EUA durante 20 anos.

O filme preferido
Em 1955, Doris Day brilhou em ‘Ama-me ou Esquece-me’. Foi uma das suas primeiras interpretações dramáticas e o seu desempenho preferido no ecrã.

Uma nomeação ao Óscar
Ao longo da sua extensa carreira, Doris Day esteve nomeada uma única vez aos Óscares. Aconteceu em 1960, com o filme ‘Conversa de Travesseiro’.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)