Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

Morreu Eugénio Barreiros, músico fundador da banda Jafumega

Teclista e vocalista também integrou os Mini Pop.
Correio da Manhã 14 de Janeiro de 2020 às 12:17
Banda Jafumega
Banda Jafumega
Banda Jafumega
Banda Jáfu'mega
Banda Jafumega
Banda Jafumega
Banda Jafumega
Banda Jáfu'mega
Banda Jafumega
Banda Jafumega
Banda Jafumega
Banda Jáfu'mega
Morreu Eugénio Barreiros, músico fundador da banda Jáfu'mega, segundo avança a Blitz. O teclista e vocalista também integrou os Mini Pop. O músico portuense morreu aos 60 anos. 

Eugénio era o mais velho de três irmãos e com eles formou os Mini Pop nos anos 70 onde era teclista e também vocalista. O conjunto lançou cinco singles, um EP e chegou a participar no Festival da Canção de 1973 com o tema "Menina de Luto".

O grupo colocou um ponto final na banda já no final dos anos 70. Já nos anos 80, os irmãos juntaram-se a José Nogueira, Álvaro Marques e Luís Portugal e criaram os Jafumega, onde Eugénio Barreiros era teclista e fazia vozes.

A banda dos anos 80 contou com sucessos como 'Nó Cego', 'Kasbah', 'Latin America' ou 'Ribeira'. Em 2013 reuniram-se para uma série de concertos que recordavam os êxitos do conjunto musical. 

Na biografia oficial lê-se que "numa década de grande efervescência para a música feita em Portugal, a banda do Porto conseguiu, no decurso de apenas três álbuns, inscrever o seu nome no cancioneiro nacional, adotando e fazendo suas influências muito diversas que iam do jazz-rock à pop, ao funk e ao reggae".

Depois de uma pausa em 1984, numa "passagem breve mas intensa pelo pop-rock português", os Jáfumega retomaram a atividade quase 30 anos depois, em 2013, com concertos nos coliseus do Porto e de Lisboa.


Eugénio Barreiros TSF Jáfu educação
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)