Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

Morreu José de Oliveira Lopes

O barítono José de Oliveira Lopes, 71 anos, morreu na madrugada de quarta-feira, no Hospital de São João, no Porto, e o seu corpo foi cremado esta quinta-feira.

11 de Abril de 2013 às 15:26
O barítono português tinha 71 anos e faleceu no Porto
O barítono português tinha 71 anos e faleceu no Porto FOTO: D.R.

Natural do Porto, foi considerado por unanimidade o melhor intérprete de ‘lieder’ no XIX Concurso Internacional de Canto da Baviera, na Alemanha, no início da carreira, altura em que frequentou a escola de altos estudos de música de Munique e trabalhou com os cantores Janine Micheau, Alfredo Kraus e Gino Bechi.

Segundo informação do Clube Literário do Porto, registou, ao longo da sua carreira, cerca de 1.500 atuações como solista, em concerto, ópera e recital, em vários palcos internacionais.

Distinguido com um Prémio da Casa da Imprensa, foi professor na Universidade de Aveiro, na Academia Nacional Superior de Orquestra, da Metropolitana, na Escola Superior de Música do Porto e no Conservatório Nacional, em Lisboa.

Durante mais de 20 anos integrou as temporadas musicais do Teatro Nacional de São Carlos e do Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, tendo contracenado, entre outros, com os cantores Franco Corelli, Teresa Zylis-Gara, Alfredo Kraus, Elly Amelling, Alain Vanzo, Ileana Cotrubas, Carlo Bergonzi e Giuseppe Giacomini.

Na ópera, interpretou em palco cerca de quarenta personagens e foi solista com várias orquestras, entre as quais as Sinfónicas de São Paulo e do Rio de Janeiro e a norte-americana de Denver, assim como as Filarmónicas de Pequim, Moscovo, Bogotá e Varsóvia, entre outras.

José de Oliveira Lopes concluiu o Curso Superior de Canto no Conservatório do Porto com 20 valores. Era licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Lisboa, mestre em Psicologia da Música, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade do Porto, e doutorado pela mesma Universidade, com a tese ‘Emissão, Articulação e Perceção de Voz Cantada’.

Em 2011, publicou ‘A voz, a fala e o canto’, inspirado em quatro décadas de prática musical e de pesquisa de técnica vocal.

Cutura Música Óbito José de Oliveira Lopes
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)