Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

MORREU O BATERISTA ELVIN JONES

Elvin Ray Jones, um dos mais prestigiados bateristas de Jazz, que integrou o quarteto do saxofonista John Coltrane nos anos sessenta, faleceu terça-feira em Nova Iorque, aos 76 anos de idade, vítima de problemas cardíacos.
19 de Maio de 2004 às 08:29
Elvin Ray Jones
Elvin Ray Jones FOTO: d.r.
Jones, que nasceu na cidade de Pontiac (Michigan, EUA) a 9 de Setembro de 1927, encontrava-se internado num hospital de Englewood, no Estado de Nova Jérsia.
Nascido no seio de uma família numerosa (era o mais novo de dez irmãos), Jones começou a tocar em clubes de jazz de Detroit, ao lado de grandes “estrelas”, como o saxofonista Charlie Parker.
Em meados da década de cinquenta, o baterista decidiu trocar Detroit por Nova Iorque, onde veio a ingressar nos grupos do baixista Charles Mingus e do trompetista Miles Davis.
No início dos anos 60, Jones entrou para o quarteto de John Coltrane, ao lado do qual gravou “A Love Supreme” e “Coltrane Live at the Village Vanguard”, dois discos fundamentais do saxofonista.
Após abandonar Coltrane, em 1966, tocou ainda com o pianista Duke Ellington, antes de formar o seu próprio grupo, Elvin Jones ‘Jazz Machine’, com o qual realizou inúmeras digressões, até ao passado mês de Abril.
Detentor de um ritmo particular que fez história, durante a sua profícua carreira, Elvin Ray Jones participou em mais de meio milhar de gravações, muitas das quais composições suas, como “Mr. Jones”, “Shinjitdu” e “Zange”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)