Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

Morreu o comediante Eric Sykes

O famoso comediante britânico Eric Sykes, com 89 anos, morreu esta quarta-feira, conforme avançou a BBC. Um dos últimos papéis que interpretou foi ‘Frank Bryce’ no filme ‘Harry Potter e o Cálice de Fogo’.
4 de Julho de 2012 às 16:00
Eric Sykes é considerado um dos melhores comediantes do Reino Unido
Eric Sykes é considerado um dos melhores comediantes do Reino Unido FOTO: Dan Chung/Reuters

Norma Farnes, a sua agente, afirmou que Eric “morreu em paz esta manhã”, junto da sua família.

Amigos do comediante também já demonstraram a sua tristeza. O actor Sir Bruce Forsyth falou de Sykes como “um dos melhores [actores] de comédia do país”, acrescentando que “ele era apenas um dos homens mais engraçados de sempre”. Já o comediante Stephen Fry postou no Twitter: “Oh não! Eric Sykes morreu? Um adorável, brilhante, modesto, hilariante, inovador e incontornável mestre da comédia. Até sempre”. O comediante Robin Ince relembrou que Sykes faz parte da “última ligação a muitos dos comediantes pré-guerra”.

Eric Sykes nasceu a 4 de Maio de 1923, em Oldham (Inglaterra) e iniciou a sua carreia como guionista de programas de rádio – que envolveram os comediantes Frankie Howerd, Tony Hancock e o programa ‘The Goon Show’. Além disso, escreveu argumentos para séries televisivas e para estrelas de cinema, como Peter Sellers.

Ficou mundialmente conhecido com o seu próprio programa televisivo ‘Sykes And A…’ (1960), onde desenvolveu uma grande parceria com Hattie Jacques.

Em 1992, recebeu o prémio British Comedy. Eric Sykes foi ainda condecorado pela Rainha com ‘Order of British Empire’, em 2004.

Eric Sykes Norma Farnes Sir Bruce Forsyth comédia reino unido
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)