Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

Morreu o escritor Álvaro Mutis

O escritor colombiano Álvaro Mutis, que residia no México há mais de meio século, morreu, este domingo, na capital mexicana, indicaram fontes oficiais.
23 de Setembro de 2013 às 08:42
O escritor colombiano tinha 90 anos e residia no México
O escritor colombiano tinha 90 anos e residia no México FOTO: EPA

A morte do autor foi confirmada pelo Conselho Nacional para a Cultura e Artes do México.

Álvaro Mutis, 90 anos, Prémio Cervantes 2001, morreu num hospital da Cidade do México.

De acordo com a edição digital do diário ‘El Universal', a viúva do escritor, Carmen Miracle, disse que o autor colombiano faleceu cerca das 16h20 (22h20 em Lisboa), na sequência de um problema cardiorrespiratório.

O responsável do Conselho Nacional para a Cultura e Artes do México, Rafael Tovar, expressou, através de uma mensagem publicada na rede social Twitter, os seus pêsames à viúva de Álvaro Mutis, bem como a Gabriel Garcia Márquez, pela morte de um dos seus melhores amigos.

Pouco depois de conhecida a notícia, Gabriel Garcia Márquez, que também reside no México, escreveu apenas uma palavra no Twitter: "Mutis".

O velório do escritor tem lugar hoje, a partir das 10h00 locais (16h00 em Lisboa) na capital mexicana, indica a agência EFE.

Nascido em Bogotá em 1923, e estabelecido no México desde 1956, Álvaro Mutis era considerado um dos melhores poetas e narradores da sua geração e excecional exponente do ‘realismo mágico'.

Além do Prémio Cervantes (2001), Álvaro Mutis foi galardoado, entre outros, com o prémio Príncipe das Astúrias de Letras e com o da Rainha Sofia de Poesia (ambos em 1997), bem como com o Prémio Médicis para melhor romance estrangeiro em França (‘A Neve do Almirante', 1988).

Filho de um diplomata, Álvaro Mutis, que passou grande parte da sua infância na Bélgica, publicou os primeiros poemas e críticas no diário ‘El Espectador', de Bogotá, tal como o seu compatriota Gabriel Garcia Márquez.

álvaro mutis morte óbito escritor literatura colômbia méxico
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)