Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
4

Morreu o escultor John Chamberlain

O escultor norte-americano John Chamberlain, famoso pelos trabalhos que fez a partir de sucata, morreu na quarta-feira em Nova Iorque aos 84 anos, foi hoje anunciado.
23 de Dezembro de 2011 às 13:41
John Chamberlain, que nasceu a 16 de abril de 1927 em Rochester, no estado de Indiana, morreu na quarta-feira em Manhattan
John Chamberlain, que nasceu a 16 de abril de 1927 em Rochester, no estado de Indiana, morreu na quarta-feira em Manhattan FOTO: d.r.

De acordo com a agência EFE, que cita página da Internet da galeria Gagosian, John Chamberlain, que nasceu a 16 de abril de 1927 em Rochester, no estado de Indiana, morreu na quarta-feira em Manhattan.  

"John Chamberlain deixou uma marca indelével na história da arte do século XX. Foi uma figura espetacular e não teve rival na adaptação que fazia de materiais inverosímeis em esculturas", referiu o negociador de arte Larry Gagosian.  

A influência do escultor "terá grande alcance" e afirmando que a sua morte é "uma grande perda", disse.  

Ao longo de cinquenta anos de carreira, John Chamberlain fez mais de cem exposições a solo em todo mundo, desde a primeira, no Museu Guggenheim de Nova Iorque, em 1971.  

Em Fevereiro de 2012, este museu irá organizar uma retrospectiva dedicada ao artista.  

escultura escultor john chamberlain sucata óbito nova iorque
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)