Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

Mulher danifica obra de Picasso

'O Actor’, importante quadro da autoria do pintor espanhol Pablo Picasso, está a ser alvo de restauro depois de ter sido danificado na sexta-feira por uma mulher que perdeu o equilíbrio, caindo sobre a obra enquanto leccionava uma aula no Metropolitan Art Museum, em Nova Iorque.
26 de Janeiro de 2010 às 00:30
‘O Actor’, quadro emblemático do pintor espanhol, encontra-se no Metropolitan Art Museum, em Nova Iorque
‘O Actor’, quadro emblemático do pintor espanhol, encontra-se no Metropolitan Art Museum, em Nova Iorque FOTO: DIREITOS RESERVADOS

Do acidente resultou um rasgão de 15 centímetros no canto inferior direito da obra pintada pelo artista de Málaga entre 1904 e 1905, a qual assinala a sua transição do ‘Período Azul’ para o ‘Período Rosa’.

Imediatamente após o acidente, os funcionários do museu acorreram para a peça de arte danificada, levando-a para o seu "serviço de urgência". No domingo chegaram as primeiras notícias animadoras: o rasgo localiza-se na zona periférica da obra, não existindo qualquer dano no ponto central da pintura.

"Felizmente, o estrago não ocorreu no ponto focal da composição, e os nossos especialistas em restauração e preservação acreditam que o arranjo não será difícil", destaca um comunicado emitido pelo museu, que refere ainda que a obra deverá estar pronta a tempo de integrar a exposição ‘Picasso no Metropolitan Art Museum’, agendada para 27 de Abril.

O museu não revelou a identidade da mulher envolvida, referindo apenas que esta não sofreu qualquer ferimento durante o acidente.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)