Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

Mulheres ao poder no palco do Meco

Animação ao rubro, corpos bronzeados e estilo descontraído. É este o espírito do festival Super Bock Super Rock, que hoje arranca em toda a força, com praia como fundo e muita música. Nesta edição comemorativa dos 18 anos, a Música no Coração apostou numa programação em que a ala feminina tem presença forte.

5 de Julho de 2012 às 01:00
Está garantida febre de sexta-feira à noite, com as actuações de Lana Del Reye M.I.A. no palco principal do Super Bock Super Rock.
Está garantida febre de sexta-feira à noite, com as actuações de Lana Del Reye M.I.A. no palco principal do Super Bock Super Rock. FOTO: Olivia Harris/Reuters, Steve C. Mitchell/EPA

À cabeça da lista não podia haver outro nome: Lana Del Rey, o fenómeno mundial de 2011 que amanhã actua pela primeira vez em Portugal, no palco principal da Herdade do Cabeço da Flauta. E, então, poderão confirmar se ela é mais do que um produto de marketing... uns adoram-na, outros odeiam-na mas a nova-iorquina de 26 anos é um ícone de popularidade imediata e traz êxitos que as rádios não se cansam de passar, como ‘Video Games'.

No tom muito indie que domina o cartaz, e ainda na equipa feminina, joga Bat for Lashes, nome artístico da britânica Natasha Khan, que hoje também se estreia em Portugal, enquanto no dia seguinte se vai ouvir M.I.A. (Mathangi Maya Arulpragasam). Dois bons exemplos da sonoridade de inspiração londrina.

No sábado, o palco EDP será da russa Regina Spektor e da americana Annie Erin Clark, mais conhecida por St. Vincent, ambas para fechar a última noite em beleza. Sobre a última, um apontamento: embora tenha uma considerável legião de fãs, ainda atrairia mais se viesse com David Byrne, ex-líder dos Talking Heads com quem lançará o disco ‘Love This Giant', daqui a dois meses.

Já no campo dos ‘boys', nomes como Peter Gabriel, Aloe Blacc, os Bloc Party, os Incubus e os The Horrors prometem música transgeracional para todos os gostos. Falta para Pete Doherty, que dispensa apresentações. Por isso mesmo, ninguém estranha que não esteja presente, já que deu recentemente entrada numa clínica de reabilitação. Forte na batida e na adesão do público será Skrillex, um dos DJ do momento, que vai meter todos aos saltos. E aí veremos se o novo manto de relva é assim tão funcional...

MONTEZ PROMETE "MENOS PÓ E MAIS ERVA"

O responsável pela Música no Coração, Luís Montez, garantiu na apresentação do festival, a 30 de Maio, que a edição deste ano teria menos pó que as anteriores. "Queremos trocar o pó pela erva", afirmou.

A organização esforçou-se por tornar o recinto mais verde, com a plantação de erva. O objectivo foi travar o pó que, em anos anteriores, obrigou ao uso de lenços e máscaras.

MECO FESTIVAL MÚSICA SUPER BOCK SUPER ROCK
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)