Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

Museu Carlos Machado vai ter projecto itinerante

São Miguel vai ter este ano um museu itinerante que vai visitar as localidades da maior ilha açoriana para levar o Museu Carlos Machado “às pessoas”, anunciou o director da instituição.
14 de Janeiro de 2007 às 00:00
Duarte Melo adiantou à agência Lusa que decorrem os processos burocráticos e administrativos com vista à aquisição de uma viatura para que o projecto itinerante “possa arrancar ainda este ano”.
Segundo explicou, a intenção é divulgar o Museu nas localidades da ilha, ou seja, abrir a instituição ao exterior, levando-a até às pessoas. Terá um roteiro urbano e outro rural, avançou Duarte Melo, explicando que o Museu pretende estabelecer parcerias com escolas, juntas de freguesia, autarquias e filarmónicas e organizar um programa de visitas. “Já começámos a realizar visitas, como uma deslocação a uma escola e ao Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada, iniciativa que foi um sucesso, onde levámos uma mostra virtual e um quadro autêntico da exposição ‘Estrangeiros nas Colecções Privadas – de Bonnard ao século XXI’”, indicou.
Criado no século XIX, o Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, está instalado no antigo Convento de Santo André e as colecções repartem-se por três áreas principais: História Natural, Arte e Etnografia Regional.
Ver comentários