Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

Museus em festa à noite

Espaços abrem este sábado até de madrugada.
Duarte Faria 16 de Maio de 2015 às 14:02
Mais de uma centena de museus vão estar abertos depois das 18h
Mais de uma centena de museus vão estar abertos depois das 18h FOTO: André Kosters/Lusa
Os museus estão em festa este sábado e na próxima segunda-feira. Para esta noite, a partir das 18h00, estão programadas mais de 140 atividades, um pouco por todo o País, no âmbito da iniciativa ‘Noite Europeia dos Museus’. Dezenas de espaços museológicos vão ter as portas abertas até ao início da madrugada para receberem visitantes que, além de usufruírem das exposições, poderão ainda assistir a espetáculos musicais e de dança, encenações de teatro e maratonas de leitura, bem como colóquios, exibições de filmes, ateliês para crianças e ainda provas gastronómicas.

Já na segunda-feira, o Dia Internacional dos Museus, comemorado desde 1977, terá como tema os ‘Museus para uma sociedade sustentável’. Ao todo, estão programadas mais de 430 atividades, entre debates, concertos e visitas guiadas, em 70 espaços museológicos de norte a sul do País. As entradas são, mais uma vez, gratuitas.

"Esta é uma oportunidade para renovar os votos com o nosso público e com as comunidades que servimos. Até porque os museus não fazem sentido se não tiverem quem os visite", diz ao CM o diretor-geral do Património Cultural, Nuno Vassallo e Silva. O responsável acredita que, "mais uma vez", estas iniciativas serão "um grande sucesso", com a participação de "milhares de pessoas". "Há um grande entusiasmo do público. A Noite dos Museus é sempre um sucesso e o Dia dos Museus é muito celebrado", acrescenta Vassallo e Silva.
museus Noite Europeia dos Museus Dia Internacional dos Museus Nuno Vassallo e Silva arte cultura
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)