Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

Música com boa onda

Se há música que se possa rotular para surfistas é a de Patrice, cabeça-de-cartaz do Sagres Surf Festival, que decorrerá amanhã e terça-feira na praia do Tonel, em Sagres. O músico reggae nascido em Colónia (Alemanha) encanta os jovens que ‘curtem’ ondas.
13 de Agosto de 2006 às 00:00
Os portugueses Mercado Negro tocam na terça-feira
Os portugueses Mercado Negro tocam na terça-feira FOTO: Nuno Jorge
Mesmo ali ao lado da praia do Tonel – que reúne óptimas condições para a prática de surf – é onde o cantor alemão fará a sua apresentação em terras algarvias, depois de ter passado por Lisboa, em Novembro de 2005 (no Coliseu) e, mais recentemente, pelo Super Bock Super Rock.
Patrice encerra a primeira noite de actuações, antecedido da banda de garagem portuguesa Money Maker$, dos australianos ‘pesados’ The Beautiful Things, do homem dos ‘sete instrumentos’ Xavier Rudd e de Michael Franti Et Spearheads. Depois de uma primeira noite de estilos diversos mas bem direccionados ao público que se espera na cidade algarvia, segue-se outra dose de ‘surf music’ que se começa a dançar e gingar ao som dos populares Mercado Negro, banda liderada por Messias que, já na adolescência, andava muito pelas praias com os amigos.
Mais recentemente, os Mercado Negro marcaram presença nos grandes festivais de Verão – Sudoeste e Super Bock Super Rock, entre outros – razão porque não poderiam faltar ao Sagres Surf Festival.
Com o cenário idílico de ondas em fundo, é a vez de Pierre Aderne subir ao palco. Filho de pai português e mãe brasileira, Aderne vem mostrar na praia do Tonel o resultado de muitas horas noutras praias, do Rio de Janeiro, ao som do violão.
Mishka é o senhor que se segue, ele que em pequenino passava o tempo no mar das Caraíbas. As influências ‘marítimas’ levaram-no mesmo a competir e a representar as Bermudas em provas internacionais de windsurf e o festival de Sagres servirá, adivinha-se, para mostrar as suas melhores manobras... em palco.
O público não vai ter muito tempo para descansar pois logo o palco será invadido pelos eclécticos Slightly Stoopid que, se fizerem o que está previsto, não darão tréguas e reclamarão a intervenção da audiência.
Os Natiruts fecham a noite com ritmos quentes e brasileiros e termina assim este festival repleto de músicos com muita onda.
E para atrair ainda mais surfistas radicais e descontraídos ao evento, o parque de campismo do Campo do Tonel, situado a 500 metros do recinto do festival, é gratuito para quem tiver adquirido passe para os dois dias do evento.
INFORMAÇÕES
HORÁRIOS
AMANHÃ
Money Maker$ - 19h00
The Beautiful Girls - 20h00
Xavier Rudd - 21h30
Michael Franti & Spearheads - 23h30
Patrice - 01h30
TERÇA-FEIRA
Mercado Negro - 19h00
Pierre Aderne - 20h20
Mishka - 21h50
Slightly Stoopid - 23h40
Natiruts - 01h30
BILHETES
Um dia: 25 euros
Passe dois dias: 40 euros
Além dos locais habituais, podem ser adquiridos nos postos de turismo de Sagres, Aljezur, Lagos, Praia da Rocha, Albufeira, Faro e Montegordo e na BreakPoint e Ticktaticket, em Espanha.
Ver comentários