Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura

Música dispara na internet

As vendas globais de música pela internet e por telefones móveis atingiu o valor de 1,1 mil milhões de dólares (908,5 milhões de euros) em 2005.
20 de Janeiro de 2006 às 00:00
Bardot disponível na ‘net’
Bardot disponível na ‘net’ FOTO: arquivo cm
O valor é três vezes superior ao conseguido em 2004 e representa seis por cento das vendas globais das editoras, revelaram fontes oficiais.
Segundo a Federação Internacional da Indústria Fonográfica, os fãs de música efectuaram no ano passado 420 milhões de ‘downloads’ legais, mais do dobro contabilizado em 2004.
A informação foi revelada no preciso dia em que uma das mais poderosas editoras do Mundo, a Universal, anunciou que vai disponibilizar na internet mais de 100 mil gravações que já não se podem encontrar nos suportes ‘tradicionais’, isto é, em disco.
De acordo com a editora, o imenso catálogo a disponibilizar abrange os últimos 40 anos da história da música e inclui artistas como Brigitte Bardot, Jacques Brel e Marianne Faithfull, entre muitos outros. O repertório total, cerca de dez mil álbuns, será colocado na internet nos próximos três a quatro anos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)