Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

Música portuguesa levada para o estrangeiro

O projecto Portugal Music Export, apresentado esta quinta-feira no Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa, tem como objectivo desenvolver a exportação e internacionalização da música nacional e promover mundialmente a língua portuguesa.
14 de Outubro de 2010 às 21:30
Pedro Osório é um dos rostos da iniciativa
Pedro Osório é um dos rostos da iniciativa FOTO: Pedro Montserrat

"Os artistas precisam do apoio do Estado e eles também precisam de falar neste assunto" afirmou Pedro Wallenstein, da Gestão dos Direitos dos Artistas (GDA).

"Antes que haja pessoas a dizer que há uma crise, vou já tapar esse buraco. Estamos em crise e não se deve; tem-se que! O Presidente da República, Cavaco Silva, achou que o nosso orçamento era muito baixo, e os planos para os primeiros três anos eram enormes", garantiu o maestro Pedro Osório durante a apresentação do projecto.

Esta delegação tem previstos quatro programas com o objectivo de integrar os artistas portugueses a nível internacional. Por isso está previsto a criação de festivais internacionais de fado, de feiras e eventos de música, de digressões por outros países e, por último, pela produção de conteúdos e promoções internacionais.

O projecto foi realizado pela Sociedade Portuguesa de Autores em parceria com a GDA.

Música SPA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)