Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

Na intimidade com Shivaree

O trio norte-americano Shivaree parece que brinca com o tempo e a fama como o mesmo tom inesquecível com que nos embala no seu sensualismo único.
20 de Junho de 2005 às 14:01
Ambrosia Parsley
Ambrosia Parsley FOTO: d.r.
A alma criadora Parsley / McVinnie combina na perfeição com o apurado equilíbrio harmónico de McGough. O resultado é mais do que a soma das partes.
É mais do que a simples sensualidade da voz de Ambrosia Parsley; o embalo da guitarra de Duke McVinnie e o aconchego das teclas de Danny McGough... é uma porta aberta para a sala de estar da nossa intimidade. São estórias da vida, que podia ser a de qualquer um de nós e que por isso mesmo nos convidam à reflexão e estabelecem uma comunhão profunda com o ouvinte.
Quando 'aterraram' em Portugal, muito por via da insistência herteziana no pujante 'Goodnight Moon', os Shivaree já tinham outro disco - Rough Dreams (2002). Haviam passado dois anos desde o inaugural I Oughtta Give You a Shot in the Head for Making me Live in this Dump e o trio apresentava já um som mais evoluído. Como se a tal sala de estar estivesse mais e melhor decorada.
Mas Rough Dreams não tinha a canção que passava na rádio. O desencontro não fez justiça ao novo disco, bem mais completo e elaborado que o anterior, mais a pintura de que o outro era apenas o esboço.
O tempo voou e essa coisa da fama não se fez notar. Mas que interessa isso à alma de um verdadeiro artista? E os Shivaree são assim, mais devedores da inspiração pura do que inspirados por uma qualquer dívida ao ego... ou outra. Cantam a vida e embalam-na com amor. Não são de modas.
Who's Got Trouble? somos nós. Talvez seja presunção, mas é como se daquele 'tiro que não foi dado na barraca' tivessem emergido os tais 'sonhos agitados' que, como ritual de passagem, nos tenham feito o convite para nos sentarmos no sofá da nossa intimidade. A sala está pronta. O tempo pára. A fama não existe. Who's Got Trouble? - 3º álbum de originais dos Shivaree e à venda em Portugal desde o final de Maio - é um daqueles discos que se perde pelos interstícios da indústria discográfica mas que deve, absolutamente, ser ouvido.
Sem qualquer pompa ou circunstância, aliás desnecessárias; mas com a música engradecida pela experiência os Shivaree estão de regresso aos palcos portugueses. O Santiago Alquimista, em Lisboa, abre as portas. Os Shivaree abrem-nos a alma. E nós?
NOTAS
Bilhetes: Estão à venda nos locais habituais, ao preço único de 20 euros. O espectáculo é na quarta-feira, dia 22, pelas 22 horas, no Santiago Alquimista, um bar-concerto na subida para o Castelo de São Jorge, apropriadamente acolhedor para receber a banda.
Disco: Os Shivaree trazem na bagagem um novo disco de originias, Who's Got Trouble? Não importa defini-lo porque o leitor pode escutá-lo no 'site' da banda, em www.shivaree.com .
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)