Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura

Natalie Portman homenageou as realizadoras esquecidas nos Óscares

Atriz colocou o nome de várias realizadoras que considera terem sido esquecidas pela Academia na sua capa.
10 de Fevereiro de 2020 às 01:22
Natalie Portman
Natalie Portman FOTO: Reuters
A atriz Natalie Portman quis manifestar-se sobre a falta de realizadoras na categoria dos Óscares de Melhor Realizador. Para isso, mandou coser na sua capa o nome de várias realizadoras que considera terem sido esquecidas pela Academia este ano.

"Quis homenagear as mulheres que não foram reconhecidas pelo seu trabalho incrível de uma forma subtil", explicou a atriz, na passadeira vermelha. Na capa surgem os nomes de Lulu Wang, Greta Gerwig, Lorene Scafaria, Marielle Heller, Mari Diop, entre outras.

A não nomeação de Greta Gerwig, que realizou o filme Mulherzinhas foi o caso mais criticado nesta edição dos Óscares. Gerwig foi a única realizadora nomeada pela Academia nos últimos dez anos pelo filme Lady Bird, em 2018. 

Na história da entrega de prémios só cinco mulheres foram nomeadas para esta categoria (Lina Wertmüller, por Seven Beauties, em 1976; Jane Campion, por The Piano, em 1993; Sofia Coppola, com O Amor é um Lugar Estranho, de 2003; e Greta Gerwig, por Lady Bird). A única vez em que a estatueta foi para uma mulher foi em 2009, quando Kathryn Bigelow realizou The Hurt Locker, filme sobre a guerra do Iraque.


Natalie Portman Óscares Melhor Realizador Academia Greta Gerwig artes cultura e entretenimento cinema
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)