Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

Nelly e Timbaland sob suspeita

A luso-canadiana Nelly Furtado e Timbaland, produtor do seu último e bem sucedido disco, ‘Loose’, são suspeitos de plágio. Em causa está o tema ‘Do It’, contido em ‘Loose’.
19 de Janeiro de 2007 às 00:00
Nelly Furtado e Timbaland
Nelly Furtado e Timbaland FOTO: d.r.
De acordo com denúncias em vários ‘blogs’, ‘Do It’ será um plágio de ‘Acidjazzed Evening’, um tema do projecto de electrónica finlandês, Tempest.
A denúncia tem vindo a ganhar força desde que Janne Sui, o mentor do projecto nórdico, colocou um comunicado no seu ‘site’ em que sugere como Timbaland terá tido conhecimento do seu tema, composto no ano 2000. Segundo o mentor dos Tempest, o seu ‘Acidjazzed Evening’ venceu uma espécie de concurso denominado ‘Demoparty’. O evento consiste na colocação de vários computadores em ginásios, sendo depois premiadas as melhores criações. Depois da vitória, o tema foi colocado num dos mais reputados ‘sites’ de música electrónica, o Scene.org.
Para agravar a denúncia, um internauta colocou no ‘YouTube’ um vídeo mostrando que Timbaland já tinha usado o tema finlandês para um toque de telefone, em 2005.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)