Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura

NO PRINCÍPIO ERA O ROCK

Ao fim de 40 anos de carreira e quando se fala na possibilidade de um novo álbum de originais – o primeiro desde ‘Bridges of Babylon’, do distante ano de 1997, eis que chega ao mercado – ainda que em edição limitada – uma brilhante colecção de singles da mais importante banda rock de todos os tempos: os Rolling Stones.
21 de Junho de 2004 às 00:00
‘Singles 1963-1965’ é o título da ‘box set’ e nela se reúnem os primeiros títulos lançados pela banda de Mick Jagger. Um facto que se assinala, tanto mais que o vinil está morto e enterrado e o single (mesmo no formato digital) não consegue impor-se como produto apetecível para o consumidor.
O mais importante da presente edição reside, contudo, no seu valor histórico-documental e até pedagógico. Afinal, quantos de nós e das novas gerações tiveram oportunidade de escutar tais gravações?
Respeitando o formato original das edições – numa notável reconstituição gráfica –, a ‘box set’ inclui uma dúzia de pequenas rodelas digitais, cada uma contendo apenas os dois temas de cada single, salvo raras excepções, nomeadamente quando se trata de EP. Três no caso: ‘The Rolling Stones’, ‘Five by Five’ e “Got Life if You Want It”, curiosamente nunca antes editados em CD. Mais um motivo de interesse, portanto.
Passada em revista a totalidade dos temas, depressa se percebe que se está em presença de uma viagem às raízes do grupo, ao fascínio pelos blues e rock n’ roll mais primitivo. O exemplo chega logo no primeiro single lançado pelo quinteto em 1963: ‘Come On’, uma versão de Chuck Berry, a que se segue o lado B, preenchido com uma releitura de ‘I Want To Be Loved’, de Muddy Waters.
Um dos mais importantes (e raros) temas da presente edição é, porém, o tema ‘I Wanna Be Your Man’, uma canção ofertada pela dupla rival dos Beatles, Lennon-McCartney... que passou até 20 minutos a ensinar a matéria aos Stones. Como se pode ler no ‘booklet’ (28 páginas) que acompanha a edição, mais um ‘must’ desta edição recheado de informações e fotos raras.
Dito isto, é tempo de viajar ao início do rock, às fundações de um género que poucos acreditariam poder vir a transformar-se na mais popular forma de expressão musical de todos os tempos. Resta agora esperar pelos restantes singles (1965-1967 e 1968-1971) previstos para breve.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)