Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

Novo director-geral das Artes é João Aidos

O novo director geral das Artes, João Aidos, esta segunda-feira anunciado pelo Ministério da Cultura, disse à agência Lusa que quer avançar de imediato com os apoios anuais do sector, porque os prazos já foram ultrapassados.
12 de Julho de 2010 às 17:51
Canavilhas convidou João Aidos no sábado
Canavilhas convidou João Aidos no sábado FOTO: dr

João Aidos foi nomeado o responsável máximo da Direcção-Geral das  Artes (DGA) substituindo no cargo Jorge Barreto Xavier, que se demitiu na sexta-feira por divergências com a tutela.  

Em declarações à agência Lusa, João Aidos disse que foi convidado para  o cargo no sábado pela ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, mas não  sabe quando tomará posse.  

"É um desafio que qualquer pessoa deve ponderar aceitar, pensando que possa contribuir de alguma forma para ajudar e dar uma mais-valia para o  sector", disse.  

Como primeira acção na DGA, João Aidos que resolver "uma das preocupações" de Gabriela Canavilhas: "Avançar com processos com urgência para resolver uma série de situações, nomeadamente os apoios anuais às artes, porque os `timings´ já passaram imenso da sua previsão".  

"O calendário deste Ministério é concluir de imediato esses processos para lesar o mínimo possível a atividade artística", defendeu.  

Quantos aos cortes orçamentais que irão afectar o setor da cultura, João Aidos admitiu que as artes do espetáculo são uma área "bastante delicada",  mas "as coisas têm que ser bem vistas e bem ponderadas".  

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)