Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

Novo filme de Spike Jonze nos cinemas (COM VÍDEO)

'O Sítio das Coisas Selvagens' é uma viagem à imaginação fértil das crianças... que os adultos invejam.
6 de Janeiro de 2010 às 16:06
Max é o rei desta ilha encantada por monstros afáveis e peludos
Max é o rei desta ilha encantada por monstros afáveis e peludos FOTO: D.R.

Passou dos videoclips de famosos para o cinema e logo impressionou com ‘Queres Ser John Malkovich’ (1999) e ‘Inadaptado’ (2002). Dono de uma mente geniosa, Spike Jonze arriscou muito agora em ‘O Sítio das Coisas Selvagens’, um filme infantil onde a imaginação voa alto. Mas ganhou a aposta.

Numa viagem alucinante a uma ilha encantada – habitada por estranhos mas afáveis e divertidos monstros de pelo farto e ‘rosto’ de animais (cabras, touros, galinhas...)  –, Jonze dá asas à criança – e ao ‘wild thing’ (coisa selvagem) – que há em cada um de nós. E vence na profundidade e romantismo deste reino de travessuras.Sensível, sem ‘pieguices’.

Escrito e ilustrado por Maurice Sendak em 1963, ‘Where The Wild Things Are’ é um livro infantil de culto. Pequeno em tamanho mas grande em ideias, ganha no ecrã na genial combinação entre animação e realidade e na alegria de uma banda sonora frenética, em sintonia com a câmara que desliza como uma criança rebelde...que se faz rei de um sítio bizarro. E Max é o menino cheio de ideias e uma imaginação fértil que reina nesta ilha encantada. À medida dos sonhos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)