Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

Novo subdirector já a 9 de Agosto

Pedro Mexia demitiu-se do cargo de subdirector da Cinemateca anteontem mas já tem substituto. Maria João Seixas, directora da instituição, adiantou ao CM que o novo subdirector "entrará em funções a 9 de Agosto e será anunciado, nos próximos dias, pelo Ministério da Cultura".
24 de Julho de 2010 às 00:30
Directora da Cinemateca rejeita qualquer desacerto com Mexia mas reconhece limitações financeiras
Directora da Cinemateca rejeita qualquer desacerto com Mexia mas reconhece limitações financeiras FOTO: Tiago Sousa Dias

Sem confirmar ou desmentir a informação ontem avançada pelo CM - segundo algumas fontes, José Manuel Costa será o provável sucessor de Mexia -, a directora da Cinemateca admitiu ainda que ficou "surpreendida" com a decisão de Mexia. "Posso garantir que nunca houve nenhum desacerto ou conflito entre nós."

Sobre a "frustração" partilhada ontem com o CM por Mexia, relativa às "limitações financeiras da instituição", Maria João Seixas comentou: "Quem não sente essas dificuldades no cenário actual!? Tenho pena de ter sido nomeada numa altura de dificuldades mas esta é uma barca lindíssima que vale a pena defender." E confessou: "O ano que mais me assusta é 2011."

Sem especificar a data em que convidou, pessoalmente, o novo subdirector da Cinemateca, Maria João Seixas referiu apenas que tal aconteceu quando Pedro Mexia lhe "comunicou a sua decisão". O nome sugerido "foi aceite pela ministra da Cultura", Gabriela Canavilhas, e será a própria tutela a anunciá-lo, "nos próximos dias".

José Manuel Costa, na Cinemateca desde 1975 e subdirector do falecido João Bénard da Costa entre 1995 e 2005 (quando se demitiu, em divergência com o director), poderá ser o visado.

Ver comentários