Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

Novos Lisboetas leva ministro à Gulbenkian

Sérgio Tréfaut, realizador do documentário ‘Lisboetas’, inaugurou ontem o filme-instalação ‘Novos Lisboetas’, na Fundação Calouste Gulbenkian, na presença do ministro da presidência e do presidente da instituição.
7 de Junho de 2006 às 00:00
O realizador, Sérgio Tréfaut
O realizador, Sérgio Tréfaut FOTO: D.R.
Pedro Silva Pereira, acompanhado do presidente da Gulbenkian, Rui Vilar, destacavam-se entre os presentes que não quiseram deixar de visionar, em estreia nacional, o filme que serviu de ponto de partida a ‘Lisboetas’, documentário de Tréfaut que já levou às salas de cinema nacionais mais de 12 mil espectadores.
O filme-instalação apresentou-se ontem no jardim em frente ao museu, numa ‘caixa’ ao jeito de mini-sala de cinema, onde se exibiu a fita que foi originalmente criada para a exposição ‘Lisboa-Lisbonne’, inaugurada no Parc de La Villette, em Paris, em Outubro de 2003.
‘Novos Lisboetas’, “um esboço importantíssimo para o que viria a ser o documentário ‘Lisboetas’”, como frisou o realizador ao CM, versa sobre o tema da imigração em Portugal. O filme-instalação estará patente na Gulbenkian durante um mês, com entrada gratuita, entre as 09h30 e 19h30.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)