Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
4

Nuno Roque participa em exposição coletiva em Paris

A viver em Paris desde 2006, o artista de 27 anos está a desenvolver outro projeto para apresentar em 2016.
3 de Outubro de 2015 às 09:27
Artista português Nuno Roque estreia-se este ano no cinema francês
Artista português Nuno Roque estreia-se este ano no cinema francês FOTO: Carina Branco/Lusa

Nuno Roque é o único artista português representado na exposição "Le Triton d'Or - Oeuvres en Carton du Monde Entier", em Paris, uma mostra que junta obras em papelão de 16 artistas até 6 de outubro, na Galeria Espace Ségur.

Nuno Roque expõe uma escultura intitulada "The Piano Body", o vídeo "My Cake" e uma fotografia dele próprio vestido com a sua escultura, sendo que os três trabalhos integram um projeto multidisciplinar intitulado "Identity", explicou o artista à Lusa.

"No projeto há um espetáculo, um CD, obras plásticas e um vídeo. A primeira obra foi a escultura. Depois veio o vídeo onde aparece a escultura, a qual vai ainda surgir em palco comigo e em mais vídeos", descreveu o artista, explicando que no final haverá, também, um álbum de música pop eletrónica.

A escultura 'The Piano Body', exposta pela primeira vez na capital francesa, representa um piano de papelão realizado a partir da técnica do "trompe l'oeil", sendo também um figurino de teatro que é vestido pelo artista no vídeo igualmente apresentado na exposição.

"One-man-show"

O videoclip "My Cake", no qual o artista interpreta várias personagens, vai ser exibido, em outubro e novembro, em museus e cinemas das cidades de Boston, Minneapolis, Houston, Omaha e Durham (Estados Unidos), depois de ter sido exposto na Bélgica, Espanha, Rússia, Bósnia, Macedónia, Canadá e França e de ter sido nomeado para os prémios "Prix Videoformes" (França), "Prix Eurovideo" (Bélgica), "Blooom Award by Warsteiner" (Alemanha) e "International Portuguese Music Awards" (Estados Unidos).

Apresentado pela galeria parisiense como "artista, ator, cantor, mimo, argumentista, autor e compositor", Nuno Roque "tem uma abordagem total da arte, a contracorrente de uma época mais virada para a especialização", lê-se na apresentação da exposição que explica que "para as suas encenações, ele fabrica acessórios em papelão que se transformam em esculturas fora do palco".

A viver em Paris desde 2006, o artista de 27 anos  está a desenvolver outro projeto para apresentar em 2016 que consiste numa homenagem satírica à "chanson française" e que vai incluir um espetáculo "one-man-show", uma exposição de esculturas usadas no palco e uma série televisiva baseada nos bastidores do espetáculo.

Nuno Roque Paris The Piano Body My Cake escultura exposição paris artista
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)