Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
4

O ADEUS SENTIDO A SOPHIA

A Igreja da Graça, em Lisboa, não chegou para acolher familiares, amigos e colegas das Letras que fizeram questão de comparecer à missa de corpo presente de Sophia de Mello Breyner Andresen, realizada ao fim da manhã de ontem.
5 de Julho de 2004 às 00:00
Depois, o trânsito daquela zona da capital congestionou durante mais de 30 minutos com o cortejo fúnebre que acompanhou a grande poetisa portuguesa até à sua última morada, o cemitério de Carnide.
Desde Jorge Sampaio a Paulo Portas, passando por Ferro Rodrigues e Luís Fazenda, Santana Lopes, Manuel Maria Carrilho e o ministro da Cultura, Pedro Roseta, a classe política esteve muito representada numa homilia muito especial, onde, para além de passagens da Bíblia, se ouviram também as belíssimas palavras de Sophia de Mello Breyner Andresen lidas por vozes que lhe eram muito próximas.
Falamos do filho, Miguel Sousa Tavares, e de Maria Barroso e Manuel Alegre.
COMOVENTE
Antes da missa propriamente dita – e enquanto Miguel Sousa Tavares procurava responder, com simpatia, às muitas manifestações de pesar que lhe eram dirigidas – foi particularmente comovente ver, na Igreja, Mathilde Sousa Franco, viúva do político recentemente desaparecido, prestar uma homenagem a uma mulher que foi, mais do que um vulto da cultura portuguesa, sua amiga pessoal.
De resto, muita gente conhecida marcou presença neste adeus sentido à poetisa. Nicolau Breyner, José Eduardo Moniz, Inês de Medeiros, Isaltino Morais, Maria Velho da Costa, Teresa Villaverde, Graça Morais, Luís Miguel Cintra e Urbano Tavares Rodrigues não faltaram à despedida, embora a maioria não quisesse prestar declarações.
Esta era, de resto, uma hora de recolhimento, de reflexão. Havia até quem, de livro aberto, relembrasse alguns dos poemas mais significativos de uma vida cheia de palavras com sentido.
Sophia de Mello Breyner Andresen morreu na passada sexta-feira no Hospital Pulido Valente, em Lisboa, onde estava internada há cerca de 15 dias. Tinha 84 anos e é autora de dezenas de livros de poesia, conto e ensaio.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)