Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
4

"O festival renasceu das cinzas mas desta vez vem para ficar"

Em 1965, Vilar de Mouros recebeu a primeira edição deste festival.
Ana Silva Monteiro 25 de Agosto de 2016 às 08:30
Vilar de Mouros
Vilar de Mouros FOTO: Carlos Gonçalves
O festival de Vilar de Mouros começa esta quinta-feira e prolonga-se até sábado. Três dias de festa com artistas nacionais e estrangeiros. Mas antes do início da música, pelo parque de campismo já é possível ver algumas tendas de festivaleiros que resolveram ir mais cedo para desfrutar da região.

"É a primeira vez que estou cá e decidi aproveitar para conhecer Vilar de Mouros. O local é muito giro e o cartaz está muito bom", disse ao CM Carolina Cardoso, que chegou ao Minho vinda de Santarém acompanhada pelo namorado.

O festival de Vilar de Mouros é o mais antigo de Portugal (primeira edição foi em 1965), mas por dificuldades de entendimento entre os vários parceiros envolvidos na organização, esteve parado alguns anos e voltou agora. "Este é o festival Fénix. Renasceu das cinzas e vamos fazer tudo para que continue. É muito importante para a região tanto a nível económico como para demonstrar que estamos vivos e que preservamos o que temos", disse ao CM Miguel Alves, o autarca de Caminha.

Os comerciantes que veem os seus estabelecimentos encher com os festivaleiros agradecem o regresso. "É bom ter cá pessoas novas. Consomem e alegram as ruas", confessa Luísa Gomes, proprietária do Café Central.

Hoje sobem ao palco António Zambujo, Peter Murphy entre outros nomes que vão animar a noite. O preço dos bilhetes oscila entre os 25 euros da entrada diária e os 50 do passe geral. Para as crianças dos três aos cinco anos a entrada é gratuita.

Contactada, a organização não revelou números, mas disse que ainda há bilhetes à venda.
Vilar de Mouros Carolina Cardoso Minho Santarém Portugal Peter Murphy António Zambujo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)