Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

O génio Cassandra

A próxima edição do ‘Jazz’ n’ Gaia – Festival Internacional de Jazz de Gaia’ tem já confirmada a participação de um dos maiores nomes femininos do jazz: Cassandra Wilson.
3 de Dezembro de 2007 às 00:00
Cassandra Wilson já trabalhou com Dave Holland e Abbey Lincoln
Cassandra Wilson já trabalhou com Dave Holland e Abbey Lincoln FOTO: d.r.
O evento decorre no Auditório Municipal de Gaia entre 27 e 29 de Março próximo e contará com um total de seis concertos.
Comparável a outros ‘monstros’ como Norah Jones ou Diana Krall, Cassandra Wilson tem uma voz que não esconde o sangue negro que lhe corre nas veias e que a torna uma cantora incontornável das duas décadas mais recentes, com um sentimento que vai decerto contagiar a próxima edição do festival gaiense.
Mas é já desde o nove anos de idade que a artista do Mississipi se move nos meandros musicais, tendo começado por tocar piano e guitarra e ‘passeado’ por diversos estilos, até que, após um ano em Nova Orleans, a sua carreira ganhou um forte impulso com a ida para Nova Iorque, em 1982.
Dave Holland, Abbey Lincoln e Steve Coleman foram os principais músicos com quem trabalhou, tornando-se vocalista dos M-Base e, posteriormente, dos New Air.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)