Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

O golpe de sorte de um português

Os norte-americanos Incubus sobem hoje ao palco do Pavilhão Atlântico, em Lisboa, para o sexto concerto em Portugal. Só que desta vez, entre as cerca de dez mil pessoas esperadas, está uma mais especial: Carlos Oliveira, o jovem de Esmoriz que ganhou o concurso mundial ‘I Dig Incubus’ para o vídeo do tema ‘Dig’.
5 de Março de 2007 às 00:00
O golpe de sorte de um português
O golpe de sorte de um português FOTO: d.r.
Ainda mal-habituado à fama repentina, Carlos Oliveira confessou ontem ao CM que tudo não passou de “um golpe de sorte” que o deixou “muito contente” e um pouco “em choque”: “Senti um misto de surpresa e de alegria pela concretização de um sonho.”
Carlos Oliveira, de 24 anos, licenciado em Design Multimédia pela Universidade da Beira Interior (Covilhã) é fã dos Incubus desde 1998 – ano em que a banda californiana começou a dar nas vistas, primeiro no Ozzfeste e depois a abrir para Korn na digressão ‘Family Values’.
A ideia para o vídeo de ‘Dig’ surgiu-lhe assim que viu o ‘in lay’ do novo álbum do grupo, ‘Light Grenades’. “Adorei os desenhos. Ainda nem sequer sabia que havia um concurso e já pensava que aquelas personagens ficariam bem num vídeo”, contou. E, ao saber por um amigo do desafio mundial proposto pelos Incubus aos seus fãs, avançou e foi escolhido de entre cem concorrentes de 18 países. De entre os cinco finalistas, era o único não residente nos Estados Unidos.
A convite dos Incubus viajou até Los Angeles, onde esteve apenas uma tarde e uma noite. “Perde-se muito tempo na viagem [14 horas]. Pensava que ia estar mais tempo com a banda... Eles foram espectaculares, muito porreiros. Fartaram-se de me agradecer o vídeo e notava-se que gostaram do trabalho”, explicou o jovem, que trabalho no projecto Escola Virtual, da Porto Editora.
O trabalho naquela casa livreira acaba por o impedir de se encontrar hoje com os Incubus nos bastidores do Atlântico. “Para me encontrar com eles teria de lá estar às 18h30 e não vai ser possível. Não consigo abusar mais do meu local de trabalho”, acrescentou, remetido para a condição de vulgar espectador.
‘Dig’ é o próximo single retirado de ‘Light Grenades’, mas a data de lançamento na Europa ainda não está decidida. Até lá, o trabalho de Carlos – “a ideia é o vídeo ser tal como está” – pode ser apreciado em www.idigincubus.com.
Quanto ao concerto de logo, começa às 20h00 com More Than a Thousand e segue com Incubus por volta das 21h30. Os bilhetes variam entre os 25 e os 35 euros.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)