Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

O regresso do velho rock’n’roll

Depois dos Van Halen, que anunciaram o regresso aos palcos, com David Lee Roth como vocalista, os veteranos Led Zeppelin preparam-se igualmente para voltar à ribalta. Apesar dos insistentes rumores sobre uma iminente reunião da lendária banda, o regresso far-se-á, para já, apenas em disco
21 de Agosto de 2007 às 00:00
O regresso do velho rock’n’roll
O regresso do velho rock’n’roll FOTO: direitos reservados
A por muitos desejada reunião em palco terá de esperar, depois de Plant ter recentemente afirmado que “não haveria psiquiatras suficientes” para os acompanhar na estrada. Apesar da ironia, a verdade é que os rumores dão como quase certo o reencontro do grupo, com o filho de John Bonham (Jason) na bateria.
Para já, porém, os Zeppelin regressam em disco. O álbum, uma colectânea a lançar em Novembro, é uma homenagem da editora Atlantic e chegará ao mercado em formato de CD duplo. A par desta edição está igualmente previsto o lançamento em DVD do filme de 1976, ‘Rock é Rock Mesmo’ (‘The Rock Remains The Same’, no original).
De título de ‘Mothership’, a colectânea seria apenas mais uma, não fosse o facto de todos os temas terem sido seleccionados pelos membros sobreviventes, a saber, Robert Plant, Jimmy Page e John Paul Jones. Divididos pelos dois discos estão 24 temas retirados dos oito álbuns dos Led Zeppelin, desde ‘Good Times Bad Times’ a ‘All My Love’.
Para a mesma altura anuncia-se também o lançamento em DVD do filme ‘The Rock Remains The Same’. Uma boa nova para os fãs, que aqui vão encontrar, pela primeira vez, as 14 canções interpretadas pelo grupo no célebre concerto de 1976, no Madison Square Garden de Nova Iorque. Além do filme, um clássico da cinematografia Rock’n’Roll, a edição em DVD incluirá mais 40 minutos de material inédito: actuações, uma rara entrevista de Robert Plant e Jimmy Page à BBC, assim como imagens de televisão do roubo de que a banda foi vítima enquanto estava em palco. De acordo com Jimmy Page, a edição em DVD “difere substancialmente da banda sonora original”. Na verdade, os dois DVD incluem temas deixados de fora em 1976 (ver apoio).
PERFIL
Os Led Zeppelin formaram-se em 1968, em Inglaterra, e desmembraram-se em 1980, na sequência da morte do baterista, John Bonham. Lançaram oito discos e são considerados a banda que inaugurou o Heavy Metal
CENSURA DOS VAN HALEN IRRITA FÃS
Aquilo que parecia impossível vai, afinal, acontecer. Tal com o CM noticiou, os Van Halen, com o vocalista original, David Lee Roth, vão voltar à estrada para uma digressão. É a concretização de um desejo antigo dos fãs, que, no entanto, não gostaram de ver uma manobra de censura do grupo. É que na sua página oficial na internet, os Van Halen apagaram das capas dos discos o baixista Michael Anthony. Mais: no seu lugar colocaram Wolfgang, filho de Eddie Van Halen, que acompanhará a banda em digressão. Só que os fãs não gostaram e depois de uma chuva de mensagens de desaprovação a banda removeu as imagens. Os Van Halen anunciaram há dias que se vão reunir para uma digressão de 25 concertos (para já só nos EUA), mas sem Anthony, que decidiu não voltar. O arranque deverá acontecer a 27 de Setembro, em Charlotte, Carolina do Norte.
ALINHAMENTO DVD
DISCO 1
- ‘Rock and Roll’
- ‘Celebration Day’
- ‘Black Dog’/‘Bring It On Home’*
- ‘Over The Hills’*
- ‘Misty Mountain Hop’*
- ‘Since I’ve Been Loving You’*
- ‘No Quarter’
- ‘The Song Remains The Same’
- ‘Rain Song’
- ‘The Ocean’*
DISCO 2
- ‘Dazed And Confused’
- ‘Stairway To Heaven’
- ‘Moby Dick’
- ‘Heartbreaker’*
- ‘Whole Lotta Love’
* Temas não incluídos na Banda Sonora original de 1976
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)