Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

'O SENHOR DOS ANÉIS' TEM A MELHOR MÚSICA DE SEMPRE

A banda sonora original do filme "O Senhor dos Anéis: As Duas Torres", composta por Howard Shore, foi considerada a melhor de todos os tempos, batendo as de filmes como "Gladiador" e "África Minha", para citar três bem conhecidas.
25 de Agosto de 2003 às 00:00
O Senhor dos Anéis é considerado um dos melhores trabalhos de Howard Shore
O Senhor dos Anéis é considerado um dos melhores trabalhos de Howard Shore FOTO: Direitos Reservados
A sondagem foi levada a cabo pela rádio Classical FM, em Inglaterra, num universo de 44 mil ouvintes. Esta é a segunda vez que a música da trilogia é eleita a melhor: em 2002, a banda sonora de "O Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel" ficou igualmente em primeiro lugar nas preferências do público da estação.
Na elaboração desta lista das 50 melhores bandas sonoras de sempre, o domínio pertence a filmes produzidos nas últimas duas décadas , com excepção de alguns clássicos .
Entre estes contam-se a música do francês Maurice Jarre para o épico "Lawrence da Arábia" (1962), a de Max Steiner para "E Tudo o Vento Levou" (1939), a de Elmer Bernstein para "Os Sete Magníficos" (1960) e a de Vangelis para "Momentos de Glória" (1981).
O compositor que mais bandas sonoras tem neste "top 50" é o veterano John Williams com sete, três das quais ("Guerra das Estrelas", "A Lista de Schindler" e "Parque Jurássico") nos 3.º, 4.º e 10.º lugares, respectivamente.
Depois de Howard Shore com "O Senhor dos Anéis" a lista dos dez mais ficou assim ordenada: "Gladiador" (2.º lugar, de Hans Zimmer), "Guerra das Estrelas" (3.º, John Williams), "A Lista de Schindler" (4.º, John Williams), "África Minha" (5.º, John Barry), "A Missão" (6.º, Ennio Morricone), "Titanic" (7.º, James Horner), "Danças com Lobos" (8.º, John Barry), "Lawrence da Arábia" (9.º, Maurice Jarre) e "Parque Jurássico" (10.º, John Williams).
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)