Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura

Objectos de John Wayne valem mais de quatro milhões de euros

A família de John Wayne, a lenda de Hollywood dos filmes de western, resolveu leiloar 750 peças que pertenciam ao actor e angariou mais de quatro milhões de euros.

9 de Outubro de 2011 às 18:59
Célebra pala no olho e Globo de Ouro do filme 'Velha Raposa' foram leiloados
Célebra pala no olho e Globo de Ouro do filme 'Velha Raposa' foram leiloados FOTO: d.r.

Desde a morte do actor, em 1979, que a maioria dos objectos estavam num armazém numa propriedade do actor na Califórnia.

Entre os objectos vendidos em Los Angeles, no estado da Califórnia, estavam a pala usada por Wayne no famoso filme ‘Velha Raposa’, que valeu mais de 35 mil euros; o globo de ouro ganho pelo actor em 1969, que rendeu  mais de 100 mil euros, e o  chapéu de cowboy usado no filme ‘Eu Julgava-o Morto Mr. Jack' ,que foi vendido por quase 90 mil euros.

O seu filho Ethan, de 49 anos, explicou num comunicado de imprensa o motivo que levou a família a vender os objectos: “Os fãs do meu pai eram muito importantes para ele. Tornar os seus objectos acessíveis ao público é algo muito bom. Os museus têm largas colecções de objectos pertencentes ao meu pai e nós tivemos oportunidade de escolher os objectos mais sentimentais. Não há necessidade de mante-los trancados num armazém quando podem estar a ser apreciados por fãs.”

Parte do dinheiro será para a fundação de John Wayne contra o cancro para ajudar na pesquisa e no tratamento da doença.

Wayne trabalhou cinco décadas na indústria cinematográfica e apareceu em mais de 150 filmes. Morreu de cancro no estômago aos 72 anos. 

cinema filmes john wayne cowboy western leilão cancro hollywood
Ver comentários