Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

Obra rara de Paula Rego vendida por 266 mil euros

De 1997, é um dos raros retratos feitos pela artista.
Vanessa Fidalgo 17 de Outubro de 2021 às 09:33
Quadro é um raro retrato feito por Paula Rego
Paula Rego
Fiona Bradley, a amiga retratada
Quadro é um raro retrato feito por Paula Rego
Paula Rego
Fiona Bradley, a amiga retratada
Quadro é um raro retrato feito por Paula Rego
Paula Rego
Fiona Bradley, a amiga retratada
Um raro retrato pintado pela portuguesa Paula Rego foi arrematado por 266 mil euros num leilão de arte contemporânea em Londres, na passada sexta-feira.

A obra retrata uma outra figura muito conhecida no meio das artes: a escritora e programadora britânica Fiona Bradley, e foi descrita pela leiloeira Christie’s como “uma homenagem magnífica à amizade” entre a pintora portuguesa e a atual diretora do Museu The Fruitmarket Gallery, em Edimburgo.

Executado em 1997, o ano em que Bradley coprogramou uma retrospetiva de Rego no Museu Tate Liverpool, este é um dos poucos quadros figurativos produzidos pela artista. Paula Rego somente abriu exceções para pintar a escritora Germaine Greer e o dramaturgo David Hare, além de ter assinado também o retrato oficial do antigo Presidente da República Jorge Sampaio.

O quadro agora apresentado a leilão estava avaliado entre os 296 mil e os 415 mil euros. A licitação ficou um pouco abaixo dos valores iniciais, mas a leiloeira Christie’s manifestou-se satisfeita com o resultado final. A obra tem agora como destino uma coleção privada.

No mesmo leilão foram vendidas várias outras obras acima das estimativas, como foi o caso de ‘Why it Hurts the Lungs’, de Jean-Michel Basquiat, arrematado por 9 745 000 euros, além de ‘Audition’, de Hurvin Anderson, por 8 728 000 euros, e de ‘Guest House Garden’, de David Hockney, por 6 870 000 euros.
Ver comentários