Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

Obras de Paula Rego disponíveis na internet

A Casa das Histórias Paula Rego vai lançar esta terça-feira um projecto que vai permitir o acesso às obras da pintora através da Internet em alta definição.
31 de Maio de 2011 às 12:07
‘Deep Zoom Paula Rego Anos 70’ é o nome do projecto que tem como principal objectivo perpetuar as obras da artista
‘Deep Zoom Paula Rego Anos 70’ é o nome do projecto que tem como principal objectivo perpetuar as obras da artista FOTO: José Manuel Ribeiro/Reuters

‘Deep Zoom Paula Rego Anos 70’ é o nome do projecto que tem como principal objectivo perpetuar as obras da artista produzida nesta década, cuja exposição esteve patente até janeiro na Casa das Histórias, com o título ‘Paula Rego  Anos 70 - Contos Populares e Outras Histórias’.  

Para a directora da Casa das Histórias, Helena Freitas, o projecto permite "ampliar o contacto e conhecimento detalhado sobre um período fundamental e ainda pouco conhecido da produção artística de Paula Rego".   

"Consideramos fundamental para potenciar o contacto de novos públicos, nacionais e internacionais, sobretudo quando já não se encontram visíveis no museu", explicou.  

O projeto ‘Deep Zoom Paula Rego Anos 70’ recorre à mais recente tecnologia de construção e experiência de imagem e introduz a interação online com imagens em alta definição ao dispor do público, potenciando, por exemplo, a capacidade de toque nas imagens ou uma aproximação excessiva, algo que  não é possível com as obras físicas.  

Segundo a directora geral da Microsoft Portugal, Cláudia Goya, trata-se de um projeto que vem permitir "aliar uma tecnologia inovadora a novas áreas de intervenção, neste caso a cultura, o que é um motivo de enorme satisfação e que constitui um caso pioneiro de cruzamento disciplinar muito enriquecedor". 

paula rego arte pintura internet casa das história microsoft
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)