Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

Obras já começaram

As obras de reconstrução do paredão, junto ao Clube de Campismo de Lisboa, na Costa de Caparica, começaram ontem, com o reparar de um novo rasgão provocado pelo avanço do mar durante a madrugada de anteontem.
17 de Abril de 2007 às 00:00
Ontem terá sido o primeiro dia de três meses de trabalhos destinados a refazer 450 metros de paredão
Ontem terá sido o primeiro dia de três meses de trabalhos destinados a refazer 450 metros de paredão FOTO: Manuel Moreira
Henrique Carreiras, vereador da Protecção Civil, estava reticente em aceitar as informações que ia recebendo, que davam conta do arranque das obras, perante o cenário que tinha à sua frente. “Será que esta já é a obra de reforço? Tenho as minhas dúvidas. Não se vê um estaleiro montado, não se vê nada. Só estão a remendar o rasgão de ontem [anteontem] à noite”, afirmou ao CM, enquanto assistia ao vaivém de um camião, que largava pedras a cada viagem junto a uma grua.
António Neves, presidente da Junta de Freguesia da Costa de Caparica, por sua vez, levantou a questão da areia, considerada fundamental neste processo. Uma dúvida também levantada por Henrique Carreiras. “Disseram que iam colocar areia em Abril ou em Maio, mas já não deve ser deste ano”, ironizou o vereador da protecção civil.
João Costa, engenheiro do Instituto da Água (INAG), responsável pela obra, confirmou que, de facto, “foi o primeiro dia de aproximadamente três meses de trabalhos, que é a duração prevista para a reconstrução dos 450 metros de paredão”, realçando que o início dos trabalhos está dentro do prazo de um mês dado pelo ministro do Ambiente, Nunes Correia, a 20 de Março.
Em relação à questão levantada da areia, João Costa explicou que “praticamente em simultâneo com estes trabalhos, serão colocados cerca de 450 mil metros cúbicos de areia. Parte será depositada entre os esporões 4 e 7, enquanto o restante está destinado à zona da São João da Caparica, especialmente na zona agora intervencionada”, reforçou.
Ao início da tarde de ontem, após mais uma noite de susto, devido a novo rasgão no paredão, esperava-se que a preia-mar das 14h30 complicasse ainda mais a situação o que não se verificou.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)