Ao que o CM apurou, a ideia inicial, que levou à marcação do jantar para aquele local, era colocar as principais individualidades nas janelas de um edifício, permitindo, por um lado, uma vista privilegiada da actuação e, por outro, serem vistos pelo público. Só que a companhia catalã, cujo espectáculo tem inúmeras projecções nos edifícios que circundam a praça, exigiu janelas fechadas e luzes apagadas.
Ainda foi equacionada a hipótese de colocar as comitivas presidenciais num determinado local da praça, instalando uma minibancada, mas a ideia foi posta de parte "por razões de segurança".
Assim, após jantarem num restaurante, Durão e Cavaco Silva assistirão através da RTP àquilo que está a decorrer a poucos metros deles.
De resto, na cidade está tudo apostos para o grande dia de abertura da Capital Europeia da Cultura 2012.
Ontem era grande a azáfama, no Toural e no Multiusos, onde às 18h00 terá lugar a cerimónia protocolar. Após os discursos, sobe ao palco o espectáculo ‘Os Nossos Afectos’, a que se segue a actuação do Grupo de Caixas e Bombos Nicolinos.
MARCHA SINDICAL PERCORRE CIDADE
No dia em que Guimarães assiste à abertura da Capital Europeia da Cultura, os sindicatos do sector têxtil vão dizer que a região "tem a taxa de desemprego mais elevada". A marcha, que conta com o apoio da CGTP e com a presença de Manuel Carvalho da Silva, começa às 14h30 e, até às 17h00, percorre algumas das principais artérias da cidade.