Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

Obrigados a ver a festa pela TV

Por razões de segurança, Cavaco Silva e Durão Barroso não vão assistir ao vivo à companhia catalã La Fura dels Baus, às 22h00, na abertura de Guimarães – Capital da Cultura. Os presidentes da República e da Comissão Europeia vão jantar num primeiro andar da Praça do Toural, onde decorre o espectáculo, mas terão de o ver pela televisão.

21 de Janeiro de 2012 às 01:00
Razões de segurança impedem presença de altas figuras na Praça do Toural
Razões de segurança impedem presença de altas figuras na Praça do Toural FOTO: Secundino Cunha

Ao que o CM apurou, a ideia inicial, que levou à marcação do jantar para aquele local, era colocar as principais individualidades nas janelas de um edifício, permitindo, por um lado, uma vista privilegiada da actuação e, por outro, serem vistos pelo público. Só que a companhia catalã, cujo espectáculo tem inúmeras projecções nos edifícios que circundam a praça, exigiu janelas fechadas e luzes apagadas.

Ainda foi equacionada a hipótese de colocar as comitivas presidenciais num determinado local da praça, instalando uma minibancada, mas a ideia foi posta de parte "por razões de segurança".

Assim, após jantarem num restaurante, Durão e Cavaco Silva assistirão através da RTP àquilo que está a decorrer a poucos metros deles.

De resto, na cidade está tudo apostos para o grande dia de abertura da Capital Europeia da Cultura 2012.

Ontem era grande a azáfama, no Toural e no Multiusos, onde às 18h00 terá lugar a cerimónia protocolar. Após os discursos, sobe ao palco o espectáculo ‘Os Nossos Afectos’, a que se segue a actuação do Grupo de Caixas e Bombos Nicolinos.

MARCHA SINDICAL PERCORRE CIDADE

No dia em que Guimarães assiste à abertura da Capital Europeia da Cultura, os sindicatos do sector têxtil vão dizer que a região "tem a taxa de desemprego mais elevada". A marcha, que conta com o apoio da CGTP e com a presença de Manuel Carvalho da Silva, começa às 14h30 e, até às 17h00, percorre algumas das principais artérias da cidade.

GUIMARÃES DURÃO BARROSO CAVACO SILVA CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA
Ver comentários