Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

Oficina de dança indiana em Algés

A bailarina Tarikavalli realiza hoje, às 18h00, a última de três oficinas coreográficas no Centro de Dança de Oeiras, instalado em Algés. Já a 9 de Dezembro actua no Cine Teatro Municipal, em Palmela, a partir das 21h00.
26 de Novembro de 2006 às 00:00
A bailarina Tarikavalli
A bailarina Tarikavalli FOTO: Tarika
Nascida em França, em 1965, de pais portugueses, Maria Mendes Oliveira, de seu nome verdadeiro, é a única bailarina profissional portuguesa que se dedica à dança indiana, concretamente ao estilo bharata-natyam.
Um tipo de dança que em Portugal tem um número significativo de entusiastas. “As portuguesas mostram interesse pela cultural indiana e pelo bharata-natyam mas confundem os estilos de dança e esperam uma disciplina ligeira”, explicou Tarikavalli ao CM, adiantando que este estilo nada tem a ver com a “chamada dança oriental”. “Trata-se de uma disciplina clássica que requer um treino longo e rigoroso e muita paciência”.
A curiosidade pelo tipo de dança que pratica – considerado o mais antigo do Mundo – justifica-se, garante, pelo “lugar particular que a Índia tem no coração dos portugueses devido às fortes relações históricas”.
Tarikavalli fundou em 2001, em Bobigny, uma escola onde lecciona e organiza cursos regulares.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)