Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

Oliveira impede livro

Editora de Zita Seabra acusa Global Notícias de "censura inadmissível".
6 de Fevereiro de 2014 às 08:09
José Saramago foi diretor-adjunto do ‘DN’ entre abril e novembro de 1975
José Saramago foi diretor-adjunto do ‘DN’ entre abril e novembro de 1975 FOTO: Vítor Mota

A Global Notícias, dona do ‘Diário de Notícias’, tentou impedir o lançamento da obra ‘Os Saneamentos Políticos no Diário de Notícias’, adaptação para livro da tese académica do investigador Pedro Marques Gomes, sobre os despedimentos no diário no Verão Quente de 1975.

Numa carta registada, em papel timbrado e com aviso de receção, enviada à Alêtheia, o signatário, que segundo a editora Zita Seabra é "impossível de identificar", alega direitos sobre o uso da primeira página do jornal reproduzida na capa do livro, ameaçando recorrer a "todos os meios judiciais e extrajudiciais" caso a obra seja "promovida e publicada".

"Fiquei indignada" diz Zita Seabra ao Correio da Manhã. Esta vê na posição da Global Notícias, empresa de Joaquim Oliveira, "uma tentativa de censura inadmissível". "Ninguém pode impedir que se faça investigação histórica e nós estamos no nosso direito", defende a editora, que foi militante do Partido Comunista Português. E acrescenta: "O Diário de Notícias não pode apagar a sua história". Zita Seabra refere ainda que "a capa do livro nem reproduz a primeira página do jornal na integra".

Apesar da "ameaça" da empresa de media de Joaquim Oliveira, a Alêtheia Editores promete publicar a obra e colocá-la à venda em todas as livrarias. O lançamento está marcado para hoje, às 18h30, na Livraria Alêtheia, na rua do Século, em Lisboa. A apresentação está a cargo da professora e historiadora Irene Flunser Pimentel.

Até ao fecho desta edição, e apesar das tentativas do CM, a Global Notícias não reagiu.

zita seabra global notícias livro
Ver comentários