Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

'ONZE MINUTOS' COM PAULO COELHO

“Onze Minutos” é o mais recente livro de Paulo Coelho e tem agendado para o dia 15 lançamento simultâneo em Portugal, Brasil, França, Alemanha e Espanha.
10 de Abril de 2003 às 00:00
'ONZE MINUTOS' COM PAULO COELHO
'ONZE MINUTOS' COM PAULO COELHO
A Pergaminho, editora portuguesa de Paulo Coelho, mantém-se fiel à particularidade de lhe adaptar os originais para português de Portugal e de lhe reservar tiragens iniciais de 50 mil exemplares, o que não é de estranhar em se tratando do recordista de vendas em língua portuguesa.
Este é um livro diferente apesar de nele se encontrar a mesma busca de si nos outros em quem descobre sempre mais semelhanças do que dissemelhanças.
O segredo de Paulo Coelho parece passar por aqui: na partilha de quem somos apesar do que fazemos.
“Era uma vez uma prostituta chamada Maria”, começa assim o romance de Maria, nome fictício para personagem real que deu ao escritor a oportunidade de fazer o queria sem que soubesse como.
Socorre-se, então, do texto de Irving Wallace, “Os Sete Minutos”, acerta os tempos e... “Por esta altura eu já estava decidido a escrever sobre sexo mas ainda não tinha nem o roteiro nem a personagem principal, pensava em algo muito mais dirigido para a busca convencional do sagrado mas aquela visita a Langstrasse ensinou-me: para escrever sobre o lado sagrado era necessário perceber porque tinha ele sido tão profanado”, escreve ele.
“Vejo que aqueles que me tocaram a alma não conseguiram despertar o meu corpo e aqueles que tocaram no meu corpo não conseguiram atingir a minha alma”, escreve ela.
Maria é uma jovem do interior, bonita e insatisfeita, mal amada e sem nada a perder, o que constitui somatório de razões mais do que suficiente para permitir-se soltar a fome de mundo e embarcar numa aventura de que, surpreendentemente, voltará. Não por arrependimento. Com a serenidade da prova superada... “ A vida é curta - ou longa demais para que eu possa dar-me ao luxo de a viver tão mal”.
Com “tiradas” destas como é que ele não há-de vender o que vende? E está certo!
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)