Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

'OPERAÇÃO H' MARCA ESTREIA DE OTEIZA NO MUSEU DO CHIADO

'Oteiza. Operação H' é o título da primeira exposição internacional do escultor basco Jorge Oteiza patente até 18 de Abril, no Museu do Chiado - Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC), em Lisboa.
30 de Janeiro de 2004 às 00:00
Escultura de Oteiza
Escultura de Oteiza FOTO: d.r.
Esta mostra é uma reconstrução da representação espanhola na IV Bienal de São Paulo (1957), a que se soma um conjunto de obras que reflectem o projecto de uma das figuras cruciais da escultura espanhola do século XX mas desconhecido a nível internacional. Partindo do Modernismo do pós-guerra, em que abstracção é o resultado de uma procura da ordem, do balanço e da objectividade, Oteiza chega a um novo conceito de espaço, base das teorias construtivistas e suprematistas.
Entretanto, o MNCA apresenta até à mesma data um conjunto de cerca de 40 obras da sua colecção privada. A 'Colecção do Museu do Chiado - MNAC/Um Percurso pelos Séculos XIX e XX da Arte Portuguesa' inclui obras abstractas de Fernando Lanhas, Joaquim Rodrigo, Nadir Afonso, Jorge Pinheiro, Arlindo Rocha, Fernando Calhau e Pires Vieira.
Ver comentários
}