Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

Organização apela aos ingleses para angariar 7,4 milhões

O Art Fund, organização independente sem fins lucrativos que apoia museus e galerias do Reino Unido, emitiu um apelo público para recolher os 7,4 milhões de euros necessários para que a aguarela de Turner ‘The Blue Rigi’ fique no país.
24 de Janeiro de 2007 às 00:00
Trata-se de uma paisagem pintada em 1842 que representa uma famosa montanha alpina situada junto ao lago de Lucerna, na Suíça. Considerada uma das obras-primas da pintura, encontra-se em excelente estado de conservação.
Joseph Mallord Williams Turner pintou a montanha pouco antes de amanhecer, quando o Sol, quase a nascer, começava a afugentar as nuvens.
‘The Blue Rigi’ faz parte de uma série a que também pertencem ‘The Red Rigi’ (na galeria de Melbourne desde 1947) e ‘The Dark Rigi’ que, tal como o primeiro, esteve até este ano numa colecção privada.
Vendida em leilão a 5 de Junho de 2006 pelo preço recorde de 7,8 milhões de euros, a obra foi impedida de sair do Reino Unido até 20 de Março próximo pelo ministro da Cultura, David Lammy.
Em Dezembro passado a Tate Gallery, que possui a maior colecção de obras de Turner, anunciou que contribuiria com o equivalente a três milhões de euros dos seus próprios fundos para a compra do quadro.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)