Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

Os dados de 2006 já estão lançados

O veterano e decano dos empresários, Manuel Gonçalves, volta a assumir grande parte do controlo da temporada.
1 de Fevereiro de 2006 às 00:00
Com a adjudicação da praça de toiros Daniel do Nascimento (Moita) para as próximas três temporadas taurinas termina o período de ansiedade e expectativas quanto ao peso empresarial taurino para 2006. A bonita, bem conservada e muito aficionada arena moitense acaba de conhecer o próximo titular dos seus sonhos, nome que constituía a grande surpresa dos ‘concursos’ deste defeso. António Luís Raimundo não é um habitual nestas andanças, mas a condição de ex-sócio de Inácio Ramos na exploração que, há alguns anos, assumiu na mesma praça da Moita e na de Salvaterra de Magos (entre outras), confere-lhe o crédito de boa imagem, ponderação e eficácia demonstrado garantes de também nas suas mãos ficar bem entregue o tauródromo moitense.
Mas, se é verdade que a Daniel do Nascimento é de extrema importância para toureiros, forcados e ganadeiros, pelo prestígio das festas de Maio e Setembro, não vai ser a respectiva empresa a marcar o ritmo da temporada. E talvez à exploração da arena fizesse falta a adjudicação de mais duas ou três que ajudassem a compor critérios...
O veterano e decano dos empresários taurinos portugueses, Manuel Gonçalves, volta a assumir grande parte do controlo da temporada. A sós ou em sociedade com Possidónio Matias, (pai de Sónia Matias) como já foi divulgado, Gonçalves é empresário nas praças do Montijo, Póvoa de Varzim, Viana do Castelo, Nazaré, Figueira da Foz e Beja.
Também conhecido por ‘Nené’, o antigo forcado António M. Cardoso é outro ‘peso-pesado’ para 2006. Senão vejamos: Alcochete, Almeirim, Chamusca, Coruche, Vila Franca de Xira e Salvaterra de Magos são as praças que lhe estão adjudicadas. A elas juntem-se organizações em diversas praças portáteis e a confiança das ‘Sanjoaninas’ (em Angra do Heroísmo) de que é intermediário.
Estes são dois empresários que fazem com que os principais dados para a próxima temporada estejam lançados. Para lá deles, destaques pontuais para Jorge Pereira dos Santos (praça Carlos Relvas, em Setúbal), Carlos Pegado (Évora, Alcácer do Sal e Alter do Chão) e Fernando dos Santos (Albufeira, o que mais corridas tem realizado numa só praça e com muitas oportunidades aos jovens).
Agora, a palavra é dos empresários e dos apoderados. ‘Faenas’ nos bastidores que antecedem as que são sonhadas nas arenas!
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)