Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura

OTEP AGITAM PANORAMA HEAVY METAL

O panorama heavy volta a dar sinais de vitalidade, desta feita pela voz dos Otep, um nome que é um anagrama para Poeta.
19 de Junho de 2002 às 14:53
OTEP AGITAM PANORAMA HEAVY METAL
OTEP AGITAM PANORAMA HEAVY METAL
Originários de Los Angeles, o grupo é constituído por três músicos e uma vocalista e, desde já uma chamada de atenção, não se trata de qualquer novo grupo de nu-metal. Como se poderá conferir no álbum de estreia, "Sevas Tra", já no mercado e no qual o quarteto destila de forma intensa um universo muito particular.

"Sevas Tra", aliás, traduz "art saves" (lido da direita para a esquerda), e, no dizer do grupo, "é um grito de guerra(...)"thru art & mental alchemy".

Se liricamente a inspiração brota da "agonia da vida, justiça piedosa, raiva, violência e paixão", musicalmente, "Sevas Tra" assenta numa matriz death sobre a qual se fundem outras sonoridades não menos agressivas mas carregadas de groove. Riffs cortantes, um duplo baixo demolidor e vocalizações ora dilacerantes ora ternas fazem de "Sevas Tra" um dos mais densos e potentes trabalhos desde o abalo provocado pelos Slipknot.

Apesar de só agora terem o seu álbum entre nós, os Otep não são uns desconhecidos. A banda foi fundada em 2000 e revelou-se uma das principais atracções da edição 2001 do Ozzfest americano. Nesse ano assinaram contrato discográfico e o resultado não podia ser mais encorajador: "Sevas Tra" é, desde já, um dos mais sérios candidatos a disco do ano no capítulo do metal.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)