Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
4

OURO DO INÍCIO DA NOSSA ERA ENCONTRADO INTACTO EM CABUL

Um tesouro constituído por objectos de ouro datados do princípio da nossa era foi encontrado intacto num cofre-forte do palácio presidencial de Cabul, Afeganistão.
1 de Setembro de 2003 às 00:00
"Felizmente o ouro estava lá. Abrimos uma caixa e vimos o ouro. Não falta nada", palavras do presidente, Hamid Karzai, aos jornalistas.
Os ministros das Finanças e da Justiça, acompanhados do governador do Banco Central e de um grupo de peritos, passaram já a pente fino todo o tesouro antes de o voltarem a fechar no cofre.
De acordo com o ministro das Finanças afegão, Ashraf Ghani, o cofre contém, entre outras peças, o tesouro de Tillia Tepe, descoberto no planalto do Norte do Afeganistão, a antiga Bactria, conquistada por Alexandre, o Grande no ano de 327 d.C.
Pesquisas arqueológicas entretanto realizadas no terreno, mais precisamente, no ano de 1978, revelaram seis cavernas funerárias datadas do século I.
Um ano mais tarde, em 1979, as pesquisas foram interrompidas na sequência da invasão soviética, de que resultou a perda do rasto do tesouro.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)