Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
4

PALÁCIO NACIONAL REVELA SEGREDOS

O Palácio Nacional de Mafra abre a partir de sábado as portas às visitas “Por caminhos nunca dantes percorridos...”, dando a conhecer mais de perto espaços como os corredores dos órgãos e a basílica.
12 de Março de 2003 às 00:00
“Esta é uma visita, completamente diferente da habitual, aos aposentos ocupados pelos reis e rainhas, pois as pessoas podem circular noutros espaços, que não costumam ser visitáveis e descobrir algumas das histórias e segredos deste monumento nacional. Há sempre alguém que conta alguma coisa”, explicou a directora do Palácio de Mafra, Margarida Montenegro.

Guiada por técnicos superiores do palácio e acompanhada por equipas de investigação, a visita começa na basílica, onde é possível observar os varandins, o altar e o transepto, passa ndo depois pelos corredores dos órgãos, que têm sido restaurados, subindo as escadas labirínticas.

“Mostra os mecanismos de içar os lampadários (grande candelabro), datados do século XVIII (Época Joanina), o zimbório e a panorâmica geral do palácio. O principal objectivo é demonstrar que o monumento nacional não se esgota, ou seja, tem uma grande visibilidade e riqueza enorme e que se pode descobrir pouco a pouco”, frisou Margarida Montenegro.

Além deste sábado, as visitas realizam-se sempre às 10h00 nos dias 5 e 19 de Abril, 3 e 17 de Maio, e 7 e 21 de Junho. Todos os interessados devem fazer as inscrições, até às 17h00 de sexta-feira anterior, ou pessoalmente na bilheteira, pelo telefone 261817550, fax 261811947, ou correio electrónico pnmafra@ippar.pt.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)