Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

Parece o Santo António

Raquel Tavares recebeu uma plateia que a visitou na sua "casa"
22 de Setembro de 2013 às 01:00
Raquel Tavares
Raquel Tavares FOTO: Sérgio Lemos

Isto até parece o St. António”, comentava, para o namorado, uma jovem moradora de Alfama, encantada por ver o seu bairro cheio de gente.

Tascas e restaurantes cheios, ruas animadas pelo público, desejoso de assistir a mais uma maratona de fado na segunda noite do Festival de Alfama.  Foi assim a noite de sábado, com S. Pedro a ajudar novamente: a temperatura amena convidava mesmo a sair de casa.

Na bilheteira, uma japonesa pedia auxilio à vendedora: “Diga-me quais são os melhores fadistas. Não quero perder os melhores concertos”, rogava.

Marina Silva, que sexta-feira marchou em nome de Alfama, não tinha dúvidas: “Raquel Tavares, claro, é a fadista que não quero perder, até porque é  a madrinha da nossa marcha”, explicou.

E foi mesmo Raquel Tavares que abriu a noite no palco do Jardim do Tabaco. Fadista de raça, bairrista, agradou muito ao público que a saudava com gritos: “Ah, grande Raquel!”.

“Sejam muito bem-vindos ao meu bairro, sejam muito bem-vindos à minha casa”, respondeu ela, agradecendo também à produtora do evento por esta iniciativa.

Nos balcões improvisados, Maria da Conceição e José Metelo, de 65 e 67 anos, tinham vindo para ouvir a fadista de Alfama, mas já tinham delineado o programa para o resto da noite. Depois de Raquel Tavares, seguiam para a Igreja de São Estêvão para ouvir Ana Sofia Varela e António Pinto Basto.

“Já estivemos na Igreja de São Miguel, onde ouvimos o José Gonçalez e a Filipa Cardoso”, que foram excecionais”,  disse Maria da Conceição. “Até por ser o edifício que é, com uma acústica tão especial, que até dispensa microfone”, acrescentou o marido.

Este casal tinha feito a sua escolha, que era, afinal, a tarefa mais difícil do festival Alfama; Decidir para onde ir a seguir para ouvir cantar o fado.

fado alfama festival raquel tavares santo antónio
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)